A Sociedade Interamericana de Imprensa [21/3/05] pede ajuda aos leitores de jornais e revistas do continente americano para solucionar o assassinato do jornalista brasileiro Nivanildo Barbosa Lima. A organização solicita que os leitores assinem uma carta, que será enviada ao presidente Luis Inácio Lula da Silva, com um pedido para que ele ajude nas investigações.
Lima, que trabalhava para o jornal Ponto de Encontro, no município de Paulo Afonso, na Bahia, denunciou as ações de esquadrões da morte locais nas páginas do jornal. Ele desapareceu em julho de 1995 e foi encontrado morto dois dias depois. Tinha apenas 27 anos. As investigações do assassinato foram interrompidas, reabertas quando novas provas surgiram, e pararam novamente. A Sociedade teme que o caso seja arquivado de vez e termine sem solução.
A carta ao presidente Lula faz parte de uma campanha maior, intitulada ‘Vamos pôr um fim à impunidade’, que luta pela punição dos responsáveis pelos assassinatos de 280 jornalistas nos últimos 17 anos. Anúncios publicitários da iniciativa estão sendo publicados em revistas e jornais em países das Américas, e convidam leitores a se juntarem a ela pondo suas assinaturas a uma petição, que pode ser encontrada no sítio www.impunidad.com.