A Federação Internacional dos Jornalistas fez um pedido a todos os candidatos à presidência das Flilpinas para que se comprometam publicamente a proteger jornalistas que atuam no país. O apelo veio logo depois que acusações de assassinato contra Zaldy e Akman Ampatuan, presos pelo massacre a um comboio político, em novembro do ano passado, foram retiradas. O incidente deixou 58 mortos; entre eles 32 profissionais de imprensa. A família Ampatuan é conhecida pelo apoio ao governo da presidente Gloria Macapagal Arroyo e pelo envolvimento em supostas irregularidades que a teriam beneficiado nas eleições passadas. Organizações internacionais em defesa da liberdade de imprensa sugeriram que a decisão judicial teve interferência política. As eleições coletivas estão marcadas para o próximo mês. Com informações de Roy Greenslade [Guardian.co.uk, 19/4/10].
Professor critica preço de anúncio fúnebre em jornal
O ex-executivo de mídia Alan Mutter, que hoje atua como CEO no Vale do Silício e é professor de jornalismo na Universidade da Califórnia em Berkeley, ficou impressionado quando, ao tentar comprar espaço para um anúncio fúnebre no jornal San Francisco Chronicle, ouviu o preço: 450 dólares por 182 palavras para anunciar a morte de um amigo. Em decisão conjunta com a viúva do amigo, Mutter decidiu colocar o dinheiro em um fundo voltado a pagar pela faculdade de seus quatro filhos. Após o episódio, o executivo tentou entrar em contato com a administração do jornal, mas não obteve resposta. ‘Jornais, como diretores de funerárias, sabem que podem cobrar o quanto querem quando alguém morre, porque não é um momento em que as pessoas estão no espírito de barganhar’, escreveu ele, ressaltando que, tendo em vista o altíssimo gasto com velório, enterro e burocracias, os jornais têm consciência de que a taxa que cobram não será considerada tão extravagante. Para Mutter, a prática de cobrar altos valores para se publicar anúncios fúnebres, além de uma exploração, é estrategicamente pobre, ‘porque se perde a ótima oportunidade de fortalecer a lealdade de um leitor a um jornal’. O texto completo está no blog Reflections of a Newsosaur.