Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Oprah e o sucesso do download gratuito

A popularidade de Oprah Winfrey – dentro e fora dos EUA – é inquestionável. A apresentadora e empresária americana, que há anos mantém um clube do livro – onde indica obras literárias aos telespectadores -, resolveu apostar agora em literatura online. A resposta do público foi imensa. Depois de anunciar em seu programa de TV, em 14/2, que o livro de auto-ajuda Women & Money: Owning the Power to Control Your Destiny (Mulheres e Dinheiro: como ter o poder para controlar seu destino, tradução livre) estaria disponível no sítio Oprah.com para download gratuito por 33 horas, Oprah viu mais de um milhão de cópias serem baixadas em inglês e outras 19 mil, em espanhol.


Para a autora do livro, Suze Orman, o resultado foi gratificante. Suze diz que Women & Money, lançado há um ano por uma divisão da editora Random House, é o livro mais importante de sua carreira, e oferecê-lo gratuitamente na internet possibilitou que mais pessoas tivessem acesso a ele.


Vendas


A idéia de disponibilizar livros para download gratuito parece estar virando moda nos EUA. O relatório sobre os atentados de 11 de setembro e a resposta da Casa Branca The 9-11 Commission Report, disponibilizado pelo governo federal americano, e o romance Riding the Bullet, de Stephen King, são outros exemplos bem sucedidos da experiência. As editoras, entretanto, ainda têm opiniões divergentes. Enquanto algumas vêem grande valor promocional na estratégia, outras se preocupam que ela possa prejudicar as vendas das edições impressas.


Até agora, pelo menos, este último temor não se concretizou. O Women & Money continua com boa colocação no ranking dos mais vendidos da livraria online Amazon. Depois de ter sido disponibilizado na internet, o The 9-11 Commission Report, publicado originalmente em 2004 pela W.W. Norton, manteve-se best seller por meses. ‘Algumas pessoas queriam o livro em um formato menos conveniente, porém de maneira mais rápida, e outras queriam em formato tradicional’, explica Drake McFeely, da Norton. Informações de Hillel Italie [AP, 16/2/08].