Com o lema ‘sonhe, faça’, a apresentadora americana Oprah Winfrey lançou seu canal de TV no primeiro dia de 2011. Uma das mais populares figuras da televisão dos EUA, Oprah, que desde 1986 apresenta um programa de auditório na rede ABC, decidiu que era hora de ter seu próprio espaço. Nasceu assim o Oprah Winfrey Network, ou OWN, sigla que forma a palavra ‘possuir’.
A própria Oprah diz que o canal é seu mais arriscado empreendimento até hoje. Com o OWN, ela deixa o mais seguro mercado de massa da TV aberta para o ambiente mais restrito da TV a cabo. Resta saber se os fãs a seguirão. A programação do canal de Oprah contará com reality shows, programas de culinária e de auto-ajuda e talkshows. A apresentadora aparecerá por 70 horas por ano, e não levará seu programa para o canal – o Oprah Winfrey Show continua a ser exibido pela ABC até setembro, quando será encerrado de vez.
Em um anúncio gravado, Oprah deu início ao canal na virada do ano. ‘Feliz ano novo, e bem vindos ao OWN’, afirmou, dizendo ainda que aquele era um momento muito importante para ela. O OWN entrou no lugar do canal Discovery Health, e deve atingir 85 milhões de residências nos EUA. ‘O OWN é o primeiro canal, tirando talvez o Disney Channel, que é realmente construido em torno da visão de mundo de uma única pessoa’, ressalta o ex-executivo da Viacom Tom Freston, que hoje presta consultoria para a emissora de Oprah. Com informações do Guardian [31/12/10] e do New York Times [1/1/11].