Michael Oreskes – que já foi editor, chefe da sucursal de Washington e chefe do setor de notícias eletrônicas e televisivas do New York Times – mudou-se no mês passado para Paris para assumir o cargo de editor-executivo do International Herald Tribune, jornal internacional que faz parte do grupo New York Times Co.
A missão de Oreskes não será nada fácil. Críticos afirmam que o jornal tem problemas de distribuição, dificilmente é encontrado nas bancas da Europa e suas manchetes são geralmente ultrapassadas. Apesar disso, o conteúdo do IHT é respeitado em todo o mundo. Brian Bremner, editor regional de Hong Kong da BusinessWeek, qualifica a cobertura do jornal como mais original do que no passado – quando, segundo ele, era apenas uma cópia do New York Times e do Washington Post, sem se importar pelo que os leitores da Ásia se interessavam.
Oreskes acredita que a solução seja encontrar maneiras do jornal ser relevante e afirma que vai desenvolver mais opções para o sítio da publicação. ‘As pessoas escolhem o IHT para entender as notícias. O jornal tem que trazer mais detalhes e análises aprofundadas, e não apenas as informações mais recentes’, afirma ele. O editor-executivo terá que competir com as edições internacionais do Wall Street Journal e do USA Today, além dos europeus Le Monde e Financial Times.
O IHT possui 30 locais de impressão e é vendido em 180 países. Sua circulação caiu de 269.000 em 2002 para 241.000 este ano. Informações de Jon Friedman [MarketWatch, 9/9/04].