Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Órgão antitruste dá fim a monopólio no metrô

Depois que o Office of Fair Trading (OFT), órgão antitruste do Reino Unido, encerrou a disputa com a Associated Newspapers, divisão do grupo Daily Mail & General Trust, sobre a distribuição de jornais gratuitos no metrô, grupos de mídia ingleses afirmaram que pretendem lançar um diário gratuito noturno para os londrinos, como informa Simon English [The Independent, 3/3/06].

No ano passado, o OFT determinou que o direito exclusivo da Associated Newspapers, que publica o Daily Mail e o Evening Standard, sobre o metrô londrino era contrário ao interesse público. A investigação do órgão antitruste teve início com reclamações de Richard Desmond, proprietário do rival Daily Express, que alegou que o acordo, válido até 2010, era injusto com o resto do mercado. A Associated anunciou então que abriria mão dos direitos de distribuição exclusiva de jornais gratuitos nas estações de metrô em Londres com o objetivo de pôr fim à investigação regulatória. No fim de fevereiro, o OFT aceitou o acordo, abrindo caminho para as companhias concorrentes. Pelo acerto, a empresa evita futuras punições do órgão antitruste e também protege a franquia do matutino Metro, que deve em breve ser ampliada para Liverpool e Cardiff.

Especulações

Especula-se que Desmond, assim como a News International – braço britânico de jornais do império de mídia de Rupert Murdoch –, e o Guardian Media Group estariam considerando lançar jornais gratuitos, mas nenhum dos três deu mais detalhes sobre os possíveis lançamentos. Em teoria, um jornal rival pode ser lançado já em abril.

A Associated ainda mantém o monopólio de jornais gratuitos matutinos, o que significa que o Metro continuará a ser o único gratuito distribuído neste período do dia, mas o período noturno está aberto para outros diários. A companhia tem até o dia 12/4 para desistir ‘incondicionalmente e irrevogavelmente’ de seus direitos exclusivos de 24 horas com o metrô.