Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

País ganha primeiro jornal independente em sete anos

O Zimbábue ganhou, esta semana, seu primeiro jornal independente em sete anos. O NewsDay afirmou, em uma edição promocional na última sexta-feira [4/6], que pretende fornecer aos leitores um contraponto à mídia estatal, leal ao presidente Robert Mugabe.


O ultimo diário independente do país havia sido banido em 2003 pelo governo de Mugabe – no poder desde 1980 – por, supostamente, produzir uma cobertura parcial pró-oposição. Hoje, Mugabe divide o poder com o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, seu rival político, em um frágil governo de coalizão. A abertura do novo jornal foi possível por conta de um novo órgão de credenciamento de mídia, que também aprovou a abertura de outros dois diários independentes.


Onda


Junto com jornais fechados em 2003, foram aprovadas duras leis de mídia no país, com a prisão e intimidação de diversos jornalistas. Nos últimos anos, quatro correspondentes estrangeiros foram expulsos do Zimbábue, e vistos de entrada para jornalistas estrangeiros pararam de ser emitidos. Vários repórteres locais também tiveram a credencial para trabalhar na imprensa negada.


O novo órgão de credenciamento foi formado em maio, substituindo a antiga – e rígida – Comissão de Mídia e Informação estatal e já começando a aprovar pedidos que estavam pendentes há sete anos. Com informações de Chengetai Zvauya [AP, 4/6/10].