Deu pane no Skype. Na semana passada, um problema no popular serviço de telefonia via internet deixou milhões de usuários na mão. A companhia atribuiu a falha, que teve início na noite de quarta-feira [22/12], a um problema nos chamados ‘supernós’, computadores que integram a rede e facilitam as chamadas entre os usuários. Quando alguns dos supernós falharam, ficou difícil lidar com o tráfego de chamadas – que chegam a cerca de 25 milhões ao mesmo tempo.
O Skype foi criticado por sua lentidão em lidar com o problema – o serviço ficou fora do ar por mais de 20 horas. No blog oficial da empresa, não havia nenhum dado sobre a situação. Apenas no Twitter foi postada uma mensagem afirmando que a questão estava sendo investigada.
Logo surgiram rumores de que havia se tratado de sabotagem – o que foi desmentido por um porta-voz do Skype. ‘Não há indícios de que houve um ataque malicioso. Identificamos um erro no software do Skype que foi a causa da interrupção’, afirmou ele.
O problema de uma queda no serviço de telefonia do Skype não envolve apenas simples internautas que querem conversar com amigos e parentes a longa distância – e de graça –, mas também pequenos negócios e empresas em todo o mundo que dependem dele para sua comunicação. A companhia contabiliza 124 milhões de usuários por mês, e meio milhão de internautas registrados. Com informações de Jemima Kiss [Guardian.co.uk, 23/12/10].