A Nokia lança esta semana uma campanha publicitária global com mais de três mil peças de conteúdo que vão de anúncios na TV a mensagens de texto e intervenções na rede social online Facebook. A idéia da campanha, criada pelo escritório londrino da agência Wieden & Kennedy, é que o público acompanhe em ‘tempo real’ a vida de três jovens de ‘vinte e poucos anos’ e sua relação com o telefone celular. O objetivo é mostrar que, na era digital, um aparelho de telefone celular pode ser considerado uma verdadeira janela para a vida das pessoas.
No primeiro anúncio para a TV, os três personagens – Anna, Jade e Luca – são apresentados aos telespectadores e passam por situações em que o telefone aparece de pano de fundo. Em uma delas, Luca leva um fora da namorada depois que ela descobre imagens de outra mulher no aparelho dele. O mote é algo como ‘Meu telefone sabe tudo sobre mim. Se você o encontrasse, olharia o que tem dentro?’
Participação
Cada personagem terá seu sítio de internet onde estarão expostas suas interações com família e amigos. No Facebook, o público poderá deixar mensagens. Os números de telefone de Anna, Jade e Luca também serão disponibilizados, e os espectadores poderão opinar e influenciar a direção de suas vidas. Além destas interações em plataformas mais modernas, pelo menos uma vez por semana serão veiculados anúncios em canais de TV voltados ao público jovem, como a MTV, para fornecer uma espécie de resumo da história.
Ao fim de seis semanas, os personagens deverão tomar decisões cruciais em suas vidas, e se despedirão do público. ‘Telefones celulares são, hoje, muito mais que um simples meio de comunicação’, define Andrew Stirk, da Wieden & Kennedy. ‘Para jovens consumidores, perder uma carteira é um problema menor do que perder um celular’, completa, ressaltando que a campanha – que promove os telefones da linha Supernova – tenta atrair a atenção e a participação da audiência jovem ao mostrar o que seu telefone significa em sua vida. Informações de Mark Sweney [Guardian.co.uk, 15/10/08].