O magnata de mídia australiano Rupert Murdoch, dono da News Corporation, caprichou nos elogios ao tablet iPad, da Apple, chamando o apetrecho de ‘divisor de águas’ e prevendo que ele deverá ajudar a ‘revigorar o jornalismo’.
Murdoch é dono de um império de mídia que inclui jornais como o americano Wall Street Journal e o inglês The Times, além da rede de TV Fox e do estúdio cinematográfico 20th Century Fox, e no último ano deu início a uma verdadeira guerra contra o conteúdo gratuito na internet. O empresário, que já começou a cobrar pelo acesso a alguns sites de sua companhia, vive criticando o serviço agregador de notícias do Google, que fornece links de veículos de comunicação.
Agora, ele acredita que o iPad – um computador mais simples, do tamanho de um livro – vá encorajar cada vez mais consumidores a pagar por jornalismo digital. ‘Eu acho que veremos, em todo o mundo, centenas e centenas de milhares destes aparelhos’, afirmou Murdoch. ‘Poderemos fazer todo o tipo de coisas com eles. Na medida em que eles se desenvolvem tecnologicamente, nós temos que desenvolver nossos métodos de apresentação de notícias’. Informações de Andrew Clark [The Guardian, 5/8/10].