Sob um acordo com o sistema de cobrança na internet Journalism Online, a Fundação John S. and James L. Knight oferecerá a plataforma de e-commerce Press+ para 10 sites de jornalismo sem fins lucrativos, noticia a Editor&Publisher [22/9/10]. Segundo a Fundação Knight, os primeiros sites a terem o Press+ instalado receberão, ainda, um ano de parte do lucro que o Journalism Online obtém de seus afiliados pela plataforma e por pagamento de serviços de consultoria.
A plataforma Press+ pode ser usada para obter lucros e solicitar doações. O objetivo da ferramenta é ‘encorajar a busca por fontes permanentes de apoio financeiro’. O Journalism Online, projeto que visa facilitar o processo de cobrança por conteúdo na internet, foi criado no ano passado pelos jornalistas Steven Brill, Gordon Crovitz e Leo Hindery.
O New Haven Independent, um site de jornalismo profissional hiperlocal em Connecticut, aprovou a nova plataforma. ‘A solução Press+ oferece um modo fácil para que possamos pedir doações ou cobrar pelo conteúdo. Por exemplo, podemos estabelecer uma medição para nossa cobertura de educação e pedir a leitores que leem mais que cinco ou 10 vezes as matérias, ao mês, que paguem alguns dólares para se tornarem membros do Grupo de Cobertura Educativa. Ou, ainda, podemos simplesmente pedir por doações, nos mais variados níveis’, diz o fundador do site, Paul Bass. Na opinião de Brill, a ferramenta permite solicitações proativas e com foco, mais atraentes do que simplesmente um botão de doação no site.