Em uma tentativa de ampliar sua imagem no cenário global e expandir seu público, o Partido Comunista chinês lançou um jornal em língua inglesa esta semana. A edição inaugural do Global Times trazia artigos sobre o apoio público ao desenvolvimento naval e sobre como a Grande Muralha da China era ainda maior do que se acreditava.
O sugestivo editorial intitulado ‘Descubra a China, descubra o mundo’ anunciava que, como na versão em chinês, o jornal em inglês mantinha a tradição de ‘apresentar as notícias de uma perspectiva chinesa’, de uma maneira ‘transparente, profunda e corajosa’.
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O novo jornal funciona como mais uma ferramenta do governo de Pequim para melhorar sua reputação global e diminuir as críticas estrangeiras, ao mesmo tempo em que serve como veículo para que os líderes do país transmitam seus pontos de vista sobre temas controversos como democracia, direitos humanos e o Tibete.
Até agora, entretanto, os resultados destes esforços ainda não puderam ser comprovados. Além de usar a mídia, as campanhas de propaganda chinesas incluem intercâmbios culturais, acadêmicos e esportivos. Ainda assim, Pequim ainda não conseguiu se conectar de maneira efetiva com o público ocidental. Segundo o professor David Bandurski, especialista em mídia chinesa na Universidade de Hong Kong, conseguir ‘credibilidade será um problema’, já que iniciativas como o jornal em inglês não trazem uma cobertura profissional e isenta. Quando o Global Times menciona, em seu editorial, as ‘vozes chinesas’, diz Bandurski, na verdade quer dizer ‘as vozes da liderança comunista’. Informações de Christopher Bodeen [AP, 20/4/09].