Não é incomum que o Pentágono ordene a exclusão de artigos com críticas aos militares de seu clipping de notícias diário. Em outubro, os funcionários da Early Bird, responsável pelo clipping, foram instruídos a vetar a publicação de qualquer matéria oriunda das revistas americanas. A suspensão veio quatro dias depois da Newsweek publicar uma capa com a chamada ‘As novas dores de cabeça de Rummy [Donald Rumsfeld, secretário de Defesa]’ e da Time perguntar: ‘Rumsfeld perdeu seu Mojo?’ O veto, no entanto, foi suspenso quando as revistas publicaram matérias vistas como positivas, como por exemplo a capa de Time que escolheu o soldado americano como a personalidade do ano.
Um oficial do Pentágono, segundo Howard Kurtz [The Washington Post, 9/2/04], admitiu que a Early Bird pode, ocasionalmente, ser orientada a incluir no clipping matérias em que as autoridades de Defesa americanas tenham se esforçado para transmitir determinadas informações. Apesar de o clipping ser publicado às 5:15h da manhã no sítio do Pentágono – onde não há problemas de espaço -, oficiais dizem que o objetivo é reduzir a versão impressa a 40 páginas.
Todas as manhãs, uma cópia espera Rumsfeld em seu carro. Os artigos excluídos vão para um imenso (e pouco lido) suplemento.