Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Peru obriga emissoras a terem códigos de ética

O Peru aprovou uma lei que obriga emissoras de rádio e TV a apresentarem códigos de ética internos ao Ministério dos Transportes e das Comunicações. A infração dos códigos, cujos cumprimentos serão fiscalizados pelo governo, acarreta sanções das autoridades. A regra prevê que a reincidência em violação pode acarretar o cancelamento da licença de funcionamento dos veículos. A direção do Instituto Prensa y Sociedad [20/7/04], sediado no Peru, já havia aconselhado ao presidente do país, Alejandro Toledo, em março, que as emissoras deveriam adotar seus códigos de ética voluntariamente, condenando qualquer iniciativa do governo de tentar impô-los.



Rede de rádio reduz anúncios publicitários

Clear Channel, a maior rede de rádio dos EUA, anunciou que vai limitar o tempo ocupado por comerciais nas programações de suas estações subsidiárias. A medida se deve ao exagero de propagandas no rádio americano. Segundo analistas ouvidos pelo New York Times [19/7/04], há estimativas de que programas que, há dez anos, tinham de 10 a 12 minutos de propaganda por hora, hoje têm mais de 20 minutos. ‘As pessoas não querem perder mais de um quarto do tempo em que ouvem rádio escutando comerciais’, afirma Laraine Mancini, analista de mídia do banco Merril Lynch. Ela explica que, ansiosas por recuperarem os patrocínios perdidos com o boom da internet, as emissoras passaram a aceitar ‘qualquer dólar que viesse em sua direção’, simplesmente substituindo música e programação por propaganda. O presidente da Clear Channel, John E. Hogan, disse que os limites de tempo devem variar para cada tipo de estação. As de música country, por exemplo, que têm tocado entre 18 e 24 minutos de comerciais por hora no horário nobre matutino, não poderão ter mais de 12 minutos por hora, nem intervalos mais longos que 4 minutos ou com mais de seis anúncios diferentes. As informações são do New York Times [19/7/04].