Pesquisa divulgada pelo Projeto de Excelência em Jornalismo, do Centro de Pesquisas Pew, apresenta a opinião de editores de jornais e emissoras de rádio e TV nos EUA. Foram feitas mais de 350 entrevistas, entre dezembro e janeiro, com membros da Sociedade Americana de Editores de Notícias e da Associação de Notícias Digitais em Rádio e Televisão. Os resultados não chegam a ser surpreendentes.
A maior parte dos editores afirmou acreditar que o jornalismo americano está em declínio, e mais da metade acha que, se seus empregadores não encontrarem novas fontes de receita, seus negócios deverão falir. Pelo menos 18% dos editores de jornais impressos disseram que suas publicações já estão tomando medidas para cobrar pelo acesso a seus sites, enquanto 58% afirmaram que esta ideia está sob consideração. Vinte e três por cento disseram acreditar que, em três anos, o pagamento de assinaturas online venha a ser a principal fonte de receita de suas publicações, ultrapassando a publicitária.
Outros números encontrados pela pesquisa:
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Apesar do pessimismo, ¾ dos editores disseram que teriam objeções a receber ajuda direta do governo.**
58% dos editores acreditam que o jornalismo está indo pela direção errada.**
62% pensam que a internet modificou os valores fundamentais da profissão.**
30% dos editores de jornais afirmaram que seus jornais deveriam ter começado a cobrar pelo acesso a seus sites anos atrás.**
48% dos editores entrevistados acreditam que, sem uma nova fonte financeira significativa, suas organizações de mídia não conseguirão continuar ativas por mais de 10 anos; 31% apostam em cinco anos, no máximo.As informações são de Richard Pérez-Peña [The New York Times, 11/4/10].