Sunday, 17 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Petição pede retirada de denúncias contra jornalistas

Depois de 30 jornalistas terem sido detidos enquanto cobriam protestos do movimento “Ocupe” nos EUA – que teve início em Nova York, com o Ocupe Wall Street –, a organização Free Press entregou um abaixo-assinado aos prefeitos de Nova York, Michael Bloomberg, e Los Angeles, Antonio R. Villaraigosa, para pedir às autoridades municipais que defendam a Primeira Emenda da Constituição americana e protejam os jornalistas no exercício da profissão.

A petição, que já tem mais de 40 mil assinaturas, pede aos prefeitos que retirem todas as denúncias contra os jornalistas detidos. Além disso, o documento cobra um compromisso público com a liberdade de imprensa. A Polícia de Nova York, em resposta às denúncias de prisões e agressões, recebeu ordens para não mais interferir na cobertura jornalística das manifestações populares.

Enquanto isso, a Sociedade de Jornalistas Profissionais (SPJ, na sigla em inglês) denuncia a prisão de repórteres que cobriam os protestos. Em editorial publicado recentemente, John Ensslin, presidente da SPJ, disse que a alarmante tendência de jornalistas presos ou impedidos de exercer sua função durante várias manifestações do movimento “Ocupe” deve chegar ao fim. Segundo ele, “em uma democracia, ninguém se beneficia quando repórteres e fotógrafos são detidos indevidamente ou, de qualquer outra maneira, são limitados no exercício de seu ofício”. Informações de Summer Harlow [Knight Center for the Journalism in the Americas, 5/12/11].

 

***

Leia também

Polícia afasta jornalistas de área de protesto

A imprensa sob repressão policial