O canal ucraniano ICTV deixou de exibir uma cena de um programa de humor russo que satirizava o presidente Viktor Yanukovych, o que gerou críticas sobre a liberdade de imprensa na Ucrânia. O quadro em questão foi exibido originalmente no domingo [1/11], no programa Bolshaya Raznitsa, no canal russo 1. No entanto, quando o show foi reexibido no ICTV, a cena de sete minutos foi cortada. Para o presidente do Parlamento, Mykola Tomenko, do partido de oposição, o quadro foi ‘censurado’ pelo canal.
No esquete, chamado de ‘Viktor Almighty’, em referência ao filme Bruce Almighty (Todo Poderoso, em português), o presidente recém-empossado tenta realizar seus sonhos no gabinete presidencial. No filme, o personagem principal, que costuma reclamar de Deus, recebe poderes divinos e percebe como é difícil administrar o mundo. No programa de TV, Yanukovych começa usando seus poderes para pedir de charutos a chapéu, mas termina com o terno cheio de post-its e com fones para não ouvir as reclamações do povo. O ator que interpreta o presidente ainda imitou perfeitamente seu sotaque. O jornal Segodnia deu destaque ao caso em sua manchete: ‘‘Viktor Almighty’ foi retirado do ar’.
Yanukovych, que assumiu o governo em fevereiro, vem sendo constantemente criticado por restringir a liberdade de expressão em sua administração. Não se sabe os motivos que levaram a TV russa a produzir uma cena crítica ao presidente ucraniano – já que ele é visto como leal ao Kremlin. Informações da AFP [3/11/10].