Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Polêmica encerra carreira de correspondente veterana

Helen Thomas, correspondente da Casa Branca desde 1960, provocou controvérsia ao fazer uma declaração sobre Israel. Helen, de 89 anos, afirmou que os israelenses deveriam sair da Palestina e voltar ‘para casa’, em países como Polônia, Alemanha e Estados Unidos.

O porta-voz da Casa Branca classificou o comentário de Helen, que trabalha para a Hearst Newspapers, de ‘ofensivo e repreensível’. A correspondente, que faria um discurso em uma formatura de uma escola em um subúrbio de Washington nas próximas semanas, foi desconvidada para o evento depois de uma campanha de pais e alunos.

Erro

Ela se desculpou, dizendo ter cometido um erro. Mas, na segunda-feira [7/6], anunciou sua aposentadoria. ‘Me arrependo profundamente dos comentários que fiz na semana passada sobre israelenses e palestinos. Eles não refletem minha crença de que a paz irá chegar ao Oriente Médio apenas quando todas as partes reconhecerem a necessidade de respeito mútuo e tolerância. Que este dia chegue logo’, declarou, em nota divulgada pela Hearst.

Em sua primeira coletiva de imprensa na Casa Branca, o presidente Barack Obama chegou a brincar com Helen que estava nervoso por receber uma pergunta dela. A jornalista cobriu os mandatos de 11 presidentes dos EUA – desde o fim da administração de Dwight Eisenhower –, e sentava-se sempre na primeira fila da sala de imprensa. Com informações do Washington Post, AP e MSNBC.com [7/6/10].