Uma polêmica sobre a – talvez – mais icônica imagem de Barack Obama foi parar na justiça. A agência de notícias Associated Press processou o artista Shepard Fairey por ter usado uma de suas fotos para o hoje famoso pôster em tons de vermelho e azul com o rosto do atual presidente americano. Esta semana, entretanto, o fotógrafo freelancer Mannie Garcia, autor da fotografia, declarou no tribunal que os direitos da agência sobre ela deveriam ser invalidados.
‘A AP está ciente – e estava quando preencheu o pedido de direitos autorais pela foto de Garcia – de que não era a verdadeira detentora dos direitos da imagem’, afirmou o advogado do fotógrafo, George Carpinello. A agência processou Farey em março, acusando sua empresa, a Obey Giant Art, de violação de direitos autorais.
A foto foi tirada em 2006 durante um debate sobre a crise humanitária no Sudão. A AP permanece confiante em seus direitos, pois alega que, naquele ano, Garcia era funcionário da agência. O fotógrafo, que hoje trabalha em Maryland, disse na corte que não poderia ser considerado funcionário da AP, porque trabalhou para a agência temporariamente, por um período de cinco semanas, sem benefícios como férias, seguro-saúde ou seguro-desemprego. Informações de Erik Larson [Bloomberg, 14/7/09].