Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Política gera audiência e brigas na MSNBC

A Convenção Nacional Democrata, realizada de 25 a 28/8, trouxe altos índices de audiência ao canal a cabo MSNBC – assim como tensões entre os âncoras da rede, entre eles Chris Matthews e Keith Olbermann. Na terça-feira (26/8) à noite, os dois discutiram no ar; Matthews gritou para o produtor que encerraria a fala em um minuto, antes de passar a palavra para Olbermann, que fez um gesto para que ele se calasse. Enquanto isso, o líder da maioria democrata na Câmara, Steny Hoyer, aguardava quieto diante das câmeras, esperando para ser entrevistado.


Neste mesmo dia, Joe Scarborough e o correspondente da rede David Shuster passaram sete minutos discutindo. O republicano Scarborough acusou o independente Shuster de ‘jogar baixo’ ao mencionar sua preferência partidária no ar. ‘Me sinto tão confortável com o fato de você ser independente. Aposto que todos no MSNBC têm ‘independente’ escrito no título de eleitor’, ironizou Scarborough.


Personalidades fortes


Ainda que alguns telespectadores gostem dos conflitos entre personalidades fortes no ar, há quem ache o drama exagerado. ‘Minha reação é: ‘cresçam!’’, diz Connie Chung, ex-apresentadora da MSNBC. ‘Eu quero pessoas autênticas no ar. Não quero pessoas falsas. Se o preço para isso é ter brigas de vez em quando, não me preocupo’, defende o presidente da MSNBC, Phil Griffin.


O canal a cabo foi o que mais cresceu nos EUA em 2008, sendo o mais assistido por telespectadores entre 18 e 34 anos – faixa etária mais cobiçada por anunciantes. Na primeira noite da cobertura da convenção, a rede atraiu 2,15 milhões de telespectadores – 88% a mais que na convenção democrata de 2004, segundo a Nielsen Media Research. Informações de Rebecca Dana [Wall Street Journal, 28/8/08].