O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, deixará o cargo para ser assessor político externo do presidente Barack Obama e de sua campanha à reeleição, noticia Jeff Zeleny [The New York Times, 5/1/11]. O anúncio foi feito durante uma coletiva com correspondentes da Casa Branca esta semana. Gibbs disse que tem intenção de sair no começo de fevereiro. Seu sucessor ainda não foi definido, mas deve ser anunciado nas próximas duas semanas.
Obama, que está tomando as decisões finais na primeira grande reorganização de sua administração, afirmou que Gibbs ‘continuará a definir politicamente o diálogo por muitos anos’. ‘Estamos nesta jornada juntos desde que eu venci as primárias para o Senado em 2004. Ele trabalhou intensamente nestes seis anos com um modesto salário. Acredito que seja natural para alguém como ele querer dar um passo atrás para refletir, repensar e, como consequência, trazer desafios e oportunidades para a Casa Branca’, opinou o presidente.
A saída de Gibbs faz parte de uma série de mudanças internas. Nesta quinta-feira [6/1] foi anunciado um novo chefe de Gabinete. William Daley, ex-secretário de comércio e irmão do prefeito de Chicago, Richard Daley, assumirá o lugar que era de Rahm Emanuel – que por sua vez disputará a prefeitura de Chicago nas próximas eleições.
Nomes cogitados
Para o cargo de porta-voz da Casa Branca, especula-se que sejam indicados Jay Carney, porta-voz do vice-presidente Joe Biden, além de Bill Burton e Josh Earnest, que trabalham como subordinados de Gibbs. ‘Robert tem sido extraordinário no cargo. E, fora dele, tem sido um dos meus conselheiros mais próximos. Ele continuará a ter meus ouvidos durante o tempo que eu for presidente’, ressaltou Obama.
Gibbs continuará a fazer parte do círculo mais íntimo de conselheiros políticos do presidente, junto com David Axelrod e Jim Messina – que também estão deixando a Casa Branca para se concentrar nos esforços da reeleição. Gibbs irá ajudar as ações de Obama na TV e expandir sua presença no Twitter e em plataformas online. Ele deverá trabalhar no escritório em Washington onde David Plouffe passou os últimos dois anos. Plouffe, que era coordenador da campanha de Obama, irá para a Casa Branca atuar como conselheiro do presidente.
Durante o tempo em que foi porta-voz, Gibbs frequentemente usava metáforas esportivas e frases de seu estado natal, Alabama. ‘Foi uma jornada extraordinária, um privilégio surpreendente servir este país e ao presidente. É uma oportunidade para toda a vida’, afirmou. ‘Mas é importante dar um passo para recarregar as baterias, de olho em 2012, quando temos a tarefa de reeleger o presidente’.