A posse de Barack Obama, 44º presidente dos EUA, atraiu a maior audiência televisiva em um evento do gênero desde a cerimônia que empossou Ronald Reagan, em 1981. No total, 37,8 milhões de telespectadores acompanharam pela TV, no país, o primeiro negro a assumir a presidência americana, segundo dados da Nielsen.
Dentre as redes de TV abertas, a NBC obteve 11,5 milhões de telespectadores de 11h da manhã às 12h30, enquanto 11 milhões de pessoas ficaram de olho na ABC, e 7,19 milhões, na CBS. Nos canais a cabo, mais de sete milhões de telespectadores acompanharam a CNN neste período; 4,8 milhões sintonizaram na Fox News; e 2,6 milhões, na MSNBC.
Na internet, também foram registrados recordes. No sítio da CNN, por exemplo, foram baixados 26,9 milhões de vídeos na terça-feira (20/1), dia da cerimônia de posse. ‘No pico, mais de 1,3 milhão de pessoas estavam assistindo ao sítio simultaneamente’, afirmou a porta-voz Jennifer Martin. De acordo com a companhia Akamai Technologies, que ajuda empresas a disponibilizarem serviços online, mais de sete milhões de pessoas seguiram o discurso pela rede nos sítios do Wall Street Journal e do New York Times. Muitas pessoas ‘acessaram a internet durante o dia para ver o juramento, em vez de assistirem pela TV’, disse o porta-voz Jeff Young. ‘Em dias normais, cerca de dois milhões de pessoas assistem a vídeos online por meio do Akamai’.
O sítio da FoxNews, por sua vez, registrou mais de cinco milhões de downloads de vídeos no dia 20/1 – número recorde, segundo o porta-voz Rich White. ‘Empresas de mídia estão definitivamente pegando carona na onda de excitação em torno de Obama e da novidade deste governo. Todos esperam que isto dure o máximo de tempo possível’, opinou o consultor de mídia Peter Kreisky. Informações da Bloomberg [21/1/09].