Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Presidente intervém em prisão de jornalistas

Três jornalistas afegãos presos na semana passada foram libertados na sexta-feira [24/9] após pedido do presidente Hamid Karzai. Os três foram detidos pela Força Internacional de Assistência para a Segurança, vinculada à OTAN, e pela polícia afegã em incidentes em cidades diferentes.

Rahmatullah Naikzad, colaborador da TV al-Jazira, foi preso na cidade de Ghazni sob acusação de fazer propaganda para o Talibã. O mesmo aconteceu com o correspondente da al-Jazira Mohammad Nadir na cidade de Kandahar. Hojatullah Mujadadi, diretor de uma estação de rádio e presidente de uma associação de jornalistas, foi detido em Kapisa – acredita-se que por conta da cobertura sobre as eleições parlamentares.

Estratégia

Karzai pediu ao ministro da Informação e Cultura que fizesse o que fosse necessário para a soltura dos jornalistas. Analistas afirmam que as detenções fazem parte do resquício da estratégia militar americana para conter a propaganda de regimes repressivos e grupos terroristas. O problema desta estratégia é que muitos jornalistas afegãos passaram a estabelecer contato com membros da insurgência talibã para poder cobrir os dois lados do conflito com o governo.

Logo depois da interferência do presidente, um representante do Ministério informou que as autoridades competentes haviam sido requisitadas a libertar os profissionais rapidamente. Com informações da AP e da RSF [24/9/10].