O presidente dos EUA, Barack Obama, estreou oficialmente no Twitter, na quarta-feira [6/7], em uma espécie de entrevista coletiva na Casa Branca com perguntas enviadas por internautas e a presença de pessoas que seguem seu perfil no microblog. Ele aproveitou para divulgar sua agenda econômica e cutucar os republicanos. Em um bate-papo de uma hora com usuários da rede social, Obama respondeu a questões enviadas pelo Twitter com a hashtag #AskObama (pergunte ao Obama) – dentre elas a do colunista do New York Times Nick Kristof e a do líder da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner. Além disso, o presidente enviou seu primeiro tweet ao vivo, simulando uma pergunta para si próprio: “Para reduzir o déficit, quais gastos você cortaria e quais investimentos manteria – bo”.
A entrevista foi presenciada por 140 convidados – em referência ao limite de 140 caracteres das mensagens do Twitter –, que puderam ouvir o presidente responder às perguntas em voz alta e acompanhar as questões em uma tela posicionada ao lado dele. O evento foi moderado pelo co-fundador do microblog, Jack Dorsey, e foi exibido ao vivo pelo Twitter e transmitido, também ao vivo, no site Ask Obama.
Obama, que não é conhecido por ser conciso, tratou de temas variados – da crise do mercado imobiliário à Nasa –, brincando, em certo momento, com o fato de ser longo nas respostas, por ter respondido verbalmente e não ter ficado restrito ao limite de caracteres. Em resposta a um seguidor, o presidente admitiu que a crise no mercado imobiliário foi algo que aconteceu mais rápido do que o governo esperava.
Campanha
Diante das eleições de 2012, o evento atraiu a atenção da imprensa e principalmente do público jovem – grande alvo para a campanha de reeleição. “Entramos em uma era de informação diferente, na qual as pessoas têm acesso a notícias e informações de maneira distinta do que fazíamos no passado”, afirmou o diretor de comunicações da Casa Branca, Dan Pfeiffer. “Por isso estamos fazendo isso; é semelhante ao que presidentes anteriores fizeram com meios tradicionais”. Em abril, o presidente participou de um encontro parecido no Facebook, moderado pelo fundador da rede, Mark Zuckerberg.
A Casa Branca vem tentando usar o Twitter e outras redes sociais para interagir com eleitores americanos, optando por fazer anúncios, algumas vezes, por meio destas ferramentas em vez de buscar organizações jornalísticas tradicionais. A conta da Casa Branca no Twitter (@whitehouse) tem 2,25 milhões de seguidores; a de Obama (@BarackObama), mais de nove milhões.
No total, foram recebidos 169.395 tweets com a hashtag #AskObama. Os temas mais abordados foram empregos (23%), orçamento (18%), impostos (18%) e educação (11%). A Slate fez uma seleção de alguns dos tweets enviados, e o Huffington Post compilou os mais engraçados.
Com informações doWashington Post, Slate, Huffington Post e Reuters [6/7/11].
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