Milhões de artigos de jornais e revistas da Biblioteca Nacional do País de Gales, alguns do século 18, estarão disponíveis a um clique de mouse em 2012, noticia a BBC News [15/4/09]. O projeto de US$ 30 milhões começou a digitalizar 300 títulos, documentos históricos e obras de arte – que equivalem a dois milhões de páginas – em outubro de 2008.
A iniciativa será de grande utilidade para pesquisadores, historiadores e professores. ‘Estamos satisfeitos com este anúncio, que nos leva a um passo mais perto da visão ambiciosa da biblioteca de digitalizar sua coleção impressa inteira e garantir que o público de todo o mundo possa aproveitar esta mina de informação’, afirma o bibliotecário Andrew Green. ‘Por meio de projetos como este, estamos abrindo um novo caminho que permite que as pessoas tenham acesso a informações em suas casas, no momento em que for mais conveniente a elas’.
Cerca de 200 mil itens já estão disponíveis online, incluindo o Livro Negro de Carmarthen, o mais antigo livro do País de Gales. A Biblioteca também já tem um banco de dados com 48 jornais da era vitoriana, incluindo Baner Cymru e Western Mail. ‘Se você for um estudante procurando por informação ou alguém procurando dados de seus ancestrais, será uma fonte que irá oferecer uma visão única sobre a história cultural e social do País de Gales’, declarou o ministro da Cultura, Alun Ffred Jones.