Maurice Levy, presidente e executivo-chefe de um dos maiores grupos de publicidade do mundo, o francês Publicis Groupe, é uma autoridade para opinar sobre o declínio dos anúncios na mídia impressa. Em entrevista à repórter Jéssica Hodgson, da Dow Jones Newswires [22/6/06], ele falou sobre o papel dos empresários de mídia no cenário atual da imprensa mundial.
Para Levy, os proprietários das empresas de mídia são parcialmente culpados por não terem antecipado que os sítios e os jornais gratuitos prejudicariam o tradicional modelo de negócios da indústria jornalística. ‘A imprensa enfrenta o fato de que as pessoas estão lendo menos e de que agora elas têm acesso gratuito às notícias’, explica. ‘Há uma lacuna imensa entre leitores e proprietários das empresas de mídia, e eles ainda não perceberam isto’.
Segundo o empresário, o problema da indústria é simples: a imprensa é financiada por anúncios publicitários e por classificados, e o lucro com ambos é cada vez menor. ‘Todo mundo quer gastar mais na internet, que é mais interativa e voltada a um relacionamento personalizado com o cliente’, diz. Os jornais gratuitos, de acordo com Levy, deveriam ser motivo de grande preocupação. ‘A razão pela qual a informação tem valor é o investimento feito na qualidade dos jornalistas e dos anúncios. Se a informação é gratuita, seu valor é destruído’, conclui.