O ex-presidente e atual primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que pretende continuar com os debates televisivos que tornou populares durante seu mandato de oito anos. Nos programas ao vivo, que duravam horas, o público podia enviar perguntas para o presidente. Agora, o ex-líder russo diz que irá responder às questões na TV como líder do partido de situação, o Rússia Unida.
Putin assumiu a presidência do partido em 7/5, mesmo dia em que o novo presidente do país e aliado de Putin, Dmitry Medvedev, tomou posse. Críticos alegam que, com a vitória de Medvedev, Putin continua a comandar a Rússia, apenas em uma base de poder diferente. ‘Eu acredito ser possível empregar a experiência das sessões televisionadas ao vivo [neste novo cargo]’, afirmou o premiê em seu primeiro encontro com parlamentares do Rússia Unida, ressaltando que ajudaria o partido a estabelecer um diálogo direto com a população.
Ainda que Putin seja extremamente criticado pela repressão aos meios de comunicação russos, muitos eleitores o celebram como o responsável pela estabilidade e crescimento econômicos depois do caos que se seguiu à queda da União Soviética. O Rússia Unida tem representação majoritária na Duma, câmara baixa do parlamento, e a maioria dos governadores regionais são membros do partido. Não foi informado se Medvedev também irá adotar os debates televisivos. Informações de Aydar Buribaev [Reuters, 29/6/08].