Más notícias para a indústria jornalística nos EUA: os lucros publicitários dos jornais americanos, em suas versões impressa e online, caíram 29% – de US$ 9,6 bilhões para US$ 6,8 bilhões – no segundo trimestre de 2009, comparado ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da Associação Americana de Jornais (NAA, sigla em inglês), se for considerada apenas a publicidade impressa, o declínio foi de 30,1%. Nos últimos anos, os anúncios de classificados caíram muito diante da forte competição com os classificados online gratuitos, como os do site CraigsList. Já os anúncios online registraram queda de 15,9%.
Otimismo
Jornais de todo o país enfrentam, além do declínio da receita publicitária, a queda na tiragem, com a migração dos leitores para a internet. Para o presidente e executivo-chefe da NAA, John Sturm, os números ‘não surpreendem’, mas, ainda assim, ‘há razões para otimismo’. ‘Quando a economia começar a se recuperar, anunciantes voltarão a gastar e os jornais ficarão extremamente bem posicionados para explorar a força de suas plataformas impressa e digital para construir um futuro mais brilhante’, acredita.
Há três anos, os jornais americanos registram declínio constante nos lucros dos anúncios impressos. Em relação à publicidade online, esta queda vem ocorrendo há pouco mais de um ano. A indústria jornalística foi afetada por uma onda de falências, cortes de empregos e fechamento de jornais. Entre as publicações afetadas nos últimos meses estão a centenária Christian Science Monitor, que tornou-se apenas online, e os diários Rocky Mountain News e Seattle Post-Intelligencer, que encerraram suas atividades. Diante deste cenário, executivos vêm avaliando novas maneiras de se lucrar na rede. Informações da AFP [28/8/09].