A realidade pode ser dura em meio à guerra no Iraque, mas faz sucesso na programação de TV do país. O reality show Labour and Material, do canal al-Sharqiya – inspirado no Location, Location, Location, do inglês Channel 4 –, escolhe iraquianos que tiveram suas casas destruídas por mísseis para participar de um concurso cujo vencedor ganhará uma nova casa.
Programas deste tipo atraem uma audiência cada vez maior e são uma maneira que alguns iraquianos encontraram para fugir da experiência diária da guerra. Shaima Zubeir, apresentadora do Labour and Material, é uma das poucas mulheres que aparecem na televisão iraquiana. ‘Fui fazer compras e encontrei uma mãe com sua filha. A menina veio, me tocou e disse para a mãe: ´Olha, ela é real!’, conta Shaima, acompanhada de um segurança.
Majeed al Samera, produtor do programa, considera a apresentadora uma heroína e uma estrela. ‘Ela se arrisca pelo bem dos outros. Mas não invejo sua fama, pois fama traz problemas’, diz ele. Os problemas a que Samera se refere significam risco de vida. No entanto, Shaima admite que geralmente é o cinegrafista que corre o maior risco, pois enquanto ela pode ficar no estúdio, ele tem de sair para fazer as filmagens. Shaima e os produtores acreditam que estão prestando um serviço social, e não simplesmente tentando atrair telespectadores. ‘No resto do mundo, reality shows são um tipo de entretenimento, mas o nosso programa mostra a dor dos iraquianos’, opina o diretor, Ali Hannoun.
Hoje, o programa mais popular do Iraque é Iraq Star, versão do Pop Idol – no qual jurados criticam cantores amadores – transmitido pela al-Sumariya. Um dos fundadores do canal, Ghanem Hameed, afirma que as emissoras por satélite cresceram com grande rapidez em Bagdá. Para ele, existem os canais especializados em propaganda religiosa, outros em negócios e aqueles que se destinam a ‘dar esperança aos iraquianos’ – como define os canais que transmitem reality shows. Informações de Alex Thomson [The Guardian,12/1/06].