Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Receita dos jornais americanos em queda

A receita dos jornais americanos com publicidade caiu 18% no terceiro trimestre de 2008 – o equivalente a US$ 2 bilhões –, segundo dados da Newspaper Association of America. O declínio é o pior desde que a associação começou a manter o registro. Os números dão conta de que o gasto total com jornais no terceiro trimestre foi de US$ 8,94 bilhões. No mesmo período em 2007, este valor era de US$ 10, 9 bilhões. A última vez em que o gasto trimestral chegou abaixo de US$ 9 bilhões foi no início de 1996.


A receita publicitária caiu 19,3% no meio impresso, de US$ 10,15 bilhões para US$ 8,19 bilhões. No meio online, a receita com anúncios caiu 3%, de US$ 773 milhões no terceiro trimestre de 2007 para US$ 749,8 milhões. A queda considerável interrompe o estável crescimento entre 2004 a 2007. O aumento de 7,2% no gasto com anúncios online no primeiro trimestre de 2008 foi o último período de ganho sobre o ano anterior. Informações da AP [1/12/08].