A polícia da cidade de Bristol, na Inglaterra, investiga um incêndio criminoso no escritório do jornal Somali Voice, na madrugada de quinta-feira [23/7]. Não havia ninguém no local. Foram destruídos dois computadores, mesas, cadeiras e documentos. De acordo com um porta-voz policial, o incidente está sendo tratado como um crime com possível motivação racial.
O Somali Voice é uma publicação mensal, bilíngue, voltada à comunidade somali em Bristol. O jornal, distribuído gratuitamente, é produzido por voluntários. Há sete anos, havia quatro mil somalis vivendo na cidade. Hoje, este número aumentou para 20 mil. Em 2007, diversas mulheres somalis foram alvos de ataques racistas – em muitos deles, pedras foram atiradas nelas.
‘Isso é muito triste e muto difícil para a comunidade, porque muita gente vem aqui buscando ajuda’, afirmou o editor do Somali Voice, Kayse Maxamed. ‘Houve muito prejuízo. Somos todos voluntários, não recebemos ajuda financeira e alugamos o escritório há três meses. Temos feito nosso melhor para ajudar a comunidade. Mas vamos seguir em frente’. Informações da BBC News [24/7/09] e do Bristol Evening Post [23/7/09].