A nova rede social do Google mal foi lançada e já foi bloqueada na China. De acordo com o site Great Firewall of China, que usa um servidor com base no país para tentar acessar endereços web no exterior, usuários do Google não conseguiram acessar o Google+ um dia depois do seu lançamento em fase de testes. O fato foi confirmado por outra empresa, a Just Ping.
O sistema de censura do governo chinês impede o acesso a diversos sites com conteúdo considerado sensível pelas autoridades, como pornografia ou artigos e debates com pontos de vista divergentes dos oficiais. Outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter, também já foram bloqueadas
A página principal do Google (google.com) está bloqueada na China desde que a empresa decidiu se retirar do país, em 2010, depois que o serviço de e-mail da companhia foi hackeado. A versão chinesa do Google (google.cn) também é bloqueada, ao contrário do site de buscas chinês Baidu.
O governo celebra nesta sexta-feira, 1º de julho, uma data importante: os 90 anos de fundação do Partido Comunista da China. Por conta disso, a censura na web foi (ainda mais) ampliada. Informações de Charles Arthur [The Guardian, 30/6/11].