Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Rede britânica e apresentador desculpam-se por gafe sexista

John Inverdale, um dos apresentadores de esportes mais conhecidos da BBC, provocou  fúria nos ouvintes de seu programa na Radio 5 Live ao criticar a tenista francesa Marion Bartoli, campeã de Wimbledon deste ano. Antes de Marion ter vencido a alemã Sabine Lisicki, Inverdale perguntou aos ouvintes se eles achavam que o pai da atleta havia dito a ela, quando pequena, que ela nunca seria tão bonita quanto Maria Sharapova e por isso teria de se esforçar para lutar pelo sucesso.

Nas horas seguintes ao comentário, a rede britânica recebeu mais de 700 reclamações e desculpou-se pelos comentários, admitindo que foram “insensíveis”. Inverdale – que está na BBC desde os anos 80 – escreveu um pedido de desculpas a Marion e disse aos ouvintes que havia usado uma “frase grosseira” sobre ela ao tentar argumentar que nem todas as atletas devem ser “amazonas de 1,80 m”.

As desculpas não foram suficientes para abrandar a fúria, especialmente no Twitter, com muitos usando a hashtag “sexismo”. “Isso é espantoso. O tênis é um dos esportes mais ofensores no que se refere à aparência das atletas, e a BBC deve tomar uma ação séria”, declarou Sue Tibbals, executiva-chefe da Fundação de Esporte e Fitness Feminino. Uma porta-voz da BBC disse, entretanto, que a rede e o apresentador já se desculparam e não haveria outro tipo de ação. Para James Harding, novo diretor da BBC News, os comentários foram “errôneos”, mas não justificam a demissão de Inverdale.

A francesa conquistou o título após uma série de vitórias, ganhando R$ 5,3 milhões em  prêmios. Ela foi a primeira mulher da França em sete anos a ganhar o título de Wimbledon. “Se eu sonhei em ter um contrato de modelo? Não, lamento. Se sonhei em vencer Wimbledon? Certamente sim”, disparou Marion. A rede já teve sua reputação arranhada, no último ano, com o escândalo sexual envolvendo o apresentador Jimmy Savile.