Sábado, 10 de maio de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 2025 - nº 1337

Rede se desculpa por piada sobre rainha

A rede pública britânica BBC teve que pedir desculpas depois que o apresentador Danny Kelly, de uma de suas estações de rádio, afirmou no ar que a rainha Elizabeth II havia morrido. Kelly disse aos ouvintes que tinha um anúncio importante a fazer. ‘A rainha Elizabeth II acaba de falecer’, brincou. A piada teria sido feita em referência a um comentário na página do Facebook de um fã do programa, que é gravado na cidade de Birmingham. Não satisfeito com a brincadeira, Kelly ainda tocou o hino nacional durante seu ‘anúncio’.


‘Confirmamos que Danny Kelly fez um comentário inapropriado sobre a rainha durante seu programa de rádio na estação BBC WM. Ainda que fizesse parte de um quadro com brincadeiras sobre amigos em redes sociais, e que tenha sido corrigido no ar imediatamente, o comentário foi completamente inapropriado e a BBC pede desculpas por ele. Não houve a intenção de ofender ninguém’, declarou a rede. Depois da piada, Kelly ficaria sem apresentar seu programa pelo resto da semana.


Pegadinha


Esta não é a primeira vez que a rede tem problemas por conta de piadas de apresentadores. Em 2008, Jonathan Ross e Russell Brand, duas das principais estrelas da BBC, foram suspensos depois de fazer uma pegadinha com um veterano ator britânico. Os dois deixaram mensagens na secretária eletrônica do ator Andrew Sachs com comentários de conteúdo sexual sobre sua neta – que havia namorado Brand. As mensagens foram levadas ao ar em um programa de rádio, e o caso provocou polêmica na Inglaterra. Até o então primeiro-ministro Gordon Brown opinou publicamente, classificando o comportamento dos apresentadores de ‘inaceitável’.