Wednesday, 04 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1316

Redes sociais mudam hábito de consumo de notícias

Redes sociais como Facebook e Twitter estão transformando o modo como os canadenses têm acesso a notícias, revelou um novo estudo que faz parte de uma série realizada para o Consórcio de Pesquisa em Mídia do Canadá (CMRC, sigla em inglês), da Universidade de British Columbia (UBC), sobre os hábitos de consumo de notícias.

Conduzida pelo professor Alfred Hermida, da Faculdade de Jornalismo, a pesquisa descobriu que 60% dos adultos canadenses visitam regularmente as redes sociais, 71% as usam para ficar atualizados com as notícias e 60% alegam que elas lhes dão uma visão mais ampla das notícias do que as mídias impressa, radiofônica e televisiva. Ainda assim, apenas 25% afirmam que as redes sociais são confiáveis, em comparação a 90% quando se referem a mídias tradicionais.

O estudo revelou, ainda, diferenças de opiniões em relação à mídia com base na faixa etária. Para 36% dos canadenses, de maneira geral, as mídias sociais são tão importantes como fonte de notícias quanto às mídias tradicionais, mas este número pula para 61% quando considerados apenas adultos com menos de 34 anos.

Mapeamento dos hábitos

O primeiro estudo, divulgado no começo de abril, mostrou que canadenses não estão propensos a pagar por notícias online. Resultados mostraram que 81% não pagariam por notícias na web e 90% alegaram que procurariam alternativas gratuitas se os sites que consultam passassem a cobrar pelo acesso. Já o segundo revelou que canadenses prefeririam abrir mão de sua assinatura de TV, de celular ou jornais do que da conexão de internet. Informações de Summer Harlow [Knight Center for Journalism in the Americas, 28/4/11].