Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

‘Reportagens’ geram polêmica

O governo Bush fez um grande circo com a campanha publicitária que anuncia novos benefícios na compra de medicamentos para idosos e deficientes com o seguro de saúde público Medicare. Além dos comerciais de TV, estão sendo enviados 41 milhões de folhetos explicativos à população. A Casa Branca ‘esqueceu’ de anunciar, no entanto, um recurso extra de divulgação que usa nesta campanha: um vídeo com entrevistas com funcionários do governo entremeadas por relatos de supostos repórteres, comentando as vantagens do novo benefício. O material, que seria um ‘release para telejornal’, foi produzido para que emissoras regionais o usassem em seus programas.

A oposição democrata, em plena corrida eleitoral presidencial, não gostou da idéia, e fez um alerta às cinco maiores redes de TV dos EUA pedindo que avisassem as afiliadas locais de que o filme não deveria ser usado porque não traz um aviso de que foi produzido pelo governo. Parece, contudo, que o plano dos republicanos já deu certo: até o dia 12/3, ao menos partes da falsa matéria foram exibidas 53 vezes em 40 estações de 33 praças distintas.

O porta-voz do departamento de Saúde, Bill Pearce, disse que os democratas criticam o release em vídeo porque querem que a reforma no Medicare ‘não dê certo’. Ele afirmou ao Los Angeles Times [16/3/04], que o governo de Bill Clinton produziu 26 filmes desse tipo, e que essa prática é muito comum. Apenas uma semana após concluir que os folhetos e os comerciais sobre os novos benefícios são tecnicamente legais mas contêm ‘omissões e erros notáveis’, o General Accounting Office, órgão do Congresso americano, abriu nova investigação para verificar se a ‘reportagem’ é uma propaganda disfarçada ilegal.