Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Repórter paquistanês é preso em Washington

O jornalista paquistanês Rahman Bunairee, que trabalha como repórter para a organização americana Voice of America, foi preso no domingo no aeroporto internacional de Washington por oficiais do Departamento de Imigração e Fiscalização Aduaneira. Uma porta-voz do Departamento declarou que não poderia divulgar o motivo da prisão por conta de leis de confidencialidade.


Bunairee estava sendo ameaçado por militantes do Talibã, que bombardearam sua casa no início de julho. Ele afirmou à agência Associated Press que homens armados disseram que haviam sido instruídos por um ‘alto comando’ a destruir sua casa porque ele havia falado mal do Talibã em uma reportagem de rádio. O jornalista contou a Bob Dietz, do Comitê para a Proteção dos Jornalistas, com sede em Nova York, que iria para os EUA assumir um cargo de um ano na Voice of America, e que tinha visto americano válido.


De acordo com dados do Comitê, pelo menos cinco jornalistas foram mortos no Paquistão em 2008, e dois nos primeiros sete meses deste ano. Informações de Eileen Sullivan [Associated Press, 14/8/09].