Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Repórteres da Noruega expulsos do Marrocos

Dois jornalistas noruegueses foram expulsos do Marrocos na última semana por investigarem a situação política do país, segundo afirmou o jornal em que trabalham, o diário Stavanger Aftenbladet.

Tor Dagfinn Dommersnes e Fredrik Refvem chegaram no Marrocos no domingo, 13/6, após receberem o visto de entrada de imprensa das autoridades marroquinas. Três dias depois, porém, os dois foram acordados em seu quarto de hotel por quatro policiais, que os levaram ao aeroporto. Os jornalistas foram postos em um vôo para Paris.

Os dois planejavam ficar no Marrocos até 21/6, coletando informações sobre a situação política do país e a questão dos marroquinos que tentam entrar ilegalmente na Europa.

De acordo com seu editor, um dos jornalistas havia marcado de se encontrar com um líder de oposição ao governo, cujo nome não foi divulgado. ‘Nós não sabemos as razões exatas para a expulsão. Mas é muito sério que as autoridades tentem bloquear o trabalho da imprensa’, afirmou o editor-chefe do Stavanger Aftenbladet, Tom Hetland. Informações de Middle East Online [16/6/04].