O chef-celebridade Jamie Oliver provou que, além de comida, entende também de revista. A Jamie Magazine, lançada há seis meses, irá aumentar sua circulação a partir da quarta edição, esta semana, de 140 mil exemplares para 260 mil, e passará a ser vendida nos maiores supermercados do Reino Unido – Asda, Tesco, Waitrose, Sainsburys e Somerfield. As três primeiras edições da publicação bimestral foram vendidas exclusivamente na rede de livrarias WH Smiths. Segundo o chefe de redação, Paul Dring, espera-se que o primeiro índice de vendas auditado pelo ABC e divulgado em agosto próximo seja ‘excelente’. Esta primeira fase da revista foi custeada pelo próprio Oliver, que investiu 250 mil libras no projeto. Segundo o editor Andy Harris, o objetivo da publicação é fazer com que os leitores ‘se sintam convidados para a casa de Jamie’. A mulher do chef, Jools, escreve uma coluna. E Oliver promete, para a próxima edição, versões das receitas que preparou para o encontro do G20, em abril, para que ‘os leitores possam tentar fazê-las em casa’. Informações de Ben Dowell [Guardian.co.uk, 18/6/09].
Ex-espião russo injeta milhões em jornal britânico
Alexander Lebedev, proprietário do London Evening Standard, injetou 4,5 milhões de libras em seu jornal na semana passada. O oligarca russo e ex-funcionário da KGB que comprou por um valor simbólico 75,1% do jornal do Daily Mail&General Trust, em janeiro, investiu o dinheiro como parte de uma promessa de fornecer 25 milhões de libras ao diário ao longo de três anos. A notícia foi bem recebida pelos jornalistas do Evening Standard. ‘Meu compromisso é garantir que, por um período de tempo, os prejuízos não sejam ruins para o jornal’, prometeu. Informações de Stephen Brook [The Guardian, 19/6/09].