Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Revista de moda envolvida em polêmica racista

A edição italiana da revista Vogue pediu desculpas por um editorial de moda sobre brincos que seriam inspirados por adereços usados “por mulheres de cor” durante a escravidão. O texto, intitulado “Brincos de escravas”, dizia: “Se o nome traz à mente as tradições de enfeites das mulheres de cor que eram levadas para o sul dos EUA durante o tráfico de escravos, sua última interpretação é liberdade pura. Pedras coloridas, pingentes simbólicos e esferas múltiplas. E a evolução continua”. Publicado no início do mês, o editorial provocou polêmica na semana passada, quando leitoras indignadas deram início a uma discussão no Twitter.

A editora-chefe da Vogue Italia, Franca Sozzani, tentou consertar o problema colocando a culpa em uma “tradução ruim”. “Pedimos desculpas pela inconveniência. Foi uma questão de uma tradução muito ruim do italiano para o inglês”, afirmou – o texto no site da revista está em inglês. Segundo ela, o termo italiano que define este tipo de brinco deveria ter sido traduzido para “estilo étnico”. O artigo foi “corrigido” no site, e o título virou “Brincos étnicos”. A parte sobre “mulheres de cor levadas para o sul dos EUA durante o tráfico de escravos” virou “mulheres de cor levadas para o sul dos EUA no fim do século 18”.

Lost in translation

No entanto, leitores continuaram a criticar a correção. Em um comentário no site da Vogue, uma leitora afirmou que, apesar de seu italiano estar “meio enferrujado”, não se lembrava da palavra escravo – “schiavo” em italiano e “slave” em inglês – ter sido, alguma vez, traduzida para étnico – “ethnic” em inglês e “etnico” em italiano. “Vocês estão sugerindo que qualquer pessoa de etnia mais escura do que branco é um schiavo. Por favor, não ajam como se fôssemos burros”, escreveu.

Há três anos, a Vogue Italia inovou na indústria da moda ao fazer pela primeira vez uma “edição negra”, apenas com modelos negras. A edição acabou sendo a mais vendida da história da revista.