A Vibe, revista americana de hip hop que deixou de ser publicada há pouco mais de um mês por conta das altas dívidas, irá voltar como uma revista digital. Um grupo liderado pela empresa de fundos de investimentos InterMedia Partners e pela editora Uptown Media, publisher da revista InterMedia, fez um acordo para comprar a Vibe e seu site. Os novos proprietários revelaram ter planos de relançar o site nas próximas semanas. A edição impressa só será publicada no fim do ano com periodicidade trimestral, em vez de mensal, possivelmente aumentando a freqüência a partir de 2010. Os valores da negociação não foram revelados.
As páginas de anúncios da Vibe caíram quase 40% na primeira metade deste ano, comparado ao declínio de 28% da indústria de revistas como um todo, segundo o Publishers Information Bureau. Neste cenário, mais editoras estão reduzindo o foco no impresso. Por isso, os novos donos da revista irão priorizar o site. ‘No caso da Vibe, isto faz sentido, pois posso imaginar muitas maneiras de usar a marca de forma rentável’, diz o consultor Peter Kreisky. A aquisição permitirá à InterMedia explorar o mercado de anunciantes para produtos afro-americanos, na opinião de David Koff, parceiro da empresa. Além da editora Uptown, a InterMedia é proprietária do programa de TV Soul Train.
Inicialmente, a Vibe – criada pelo produtor musical Quincy Jones em 1992 – trouxe um foco jornalístico à cultura urbana. Os novos proprietários pretendem resgatar esta tendência, e não concentrar suas matérias apenas em temas ligados ao hip hop, como vinha sendo feito nos últimos anos. A idéia é cobrir um espectro maior de gêneros musicais, explica Brett Wright, co-fundador e CEO da Uptown. A tiragem também será reduzida de 600 mil cópias para 300 mil. Informações de Russell Adams [Wall Street Journal, 12/8/09].