Semanários americanos de celebridades tiveram ganho extraordinário de leitores no primeiro semestre de 2004, segundo dados do instituto de aferição de circulação Audit Bureau of Circulations. In Touch, título lançado em 2002 pela Bauer Publishing, teve crescimento de 77,4% no período, chegando à marca de 750 mil exemplares vendidos por edição. Sua concorrente US Weekly cresceu 17,4%, o que equivale a venda total de 1,18 milhão de exemplares por edição. O aumento foi impulsionado principalmente pela expansão da venda avulsa, que apresentou salto de 47, 3%. A ascensão das revistas de fofocas tem prejudicado as ‘de utilidades femininas’, como Ladies` Home Journal e Redbook, com que disputam a atenção das leitoras nos expositores de caixas de supermercados. ‘Não há mesmo um bom motivo para que uma revista cheia de receitas saia muito nas bancas’, observa o consultor editorial Chip Block, em entrevista à Reuters [16/8/04].
Nike tira do ar anuncio de TV abusivo
O diretor da Nike na Austrália, Tony Balfour, decidiu tirar do ar um anúncio da campanha da marca e pediu desculpas àqueles que se sentiram ofendidos com o comercial de televisão, depois que defensores dos direitos das crianças protestaram contra ele. O comercial faz parte da campanha global da Nike nas Olimpíadas e mostra um grupo de jovens tenistas dando em cima de um atraente treinador. Cada uma delas tenta impressioná-lo se transformando na campeã de tênis Serena Williams. O anúncio da Nike coincidiu com a condenação judicial do treinador Gavin Hopper, que na década de 1980 foi acusado de abusar sexualmente de uma estudante de 14 anos. ‘Decidimos cortar o anúncio em questão dada a atual preocupação da comunidade com os recentes eventos’, declarou Balfour. Informações de Stephen Brook [The Guardian, 17/8/04].