Os números mais recentes de venda de revistas em banca nos EUA foram revelados na semana passada pelo Audit Bureau of Circulations e não são nada animadores. O cenário torna os editores ainda mais desesperados para atrair a nova geração, usuária de Twitter, Facebook e SMS, para garantir o futuro das publicações.
E como conquistar os jovens de hoje? Engajar o público pode ser uma saída. O site da revista Rolling Stone registrou quase dois milhões de visitas depois de criar um concurso para escolher a banda que iria aparecer na capa. A vencedora foi a desconhecida The Sheepdogs, do Canadá. Além da capa, a Sheepdogs ganhou um contrato com a Atlantic Records e uma aparição no programa de entrevistas Late Night with Jimmy Fallon, da rede NBC. Semanas antes, a banda estava afundada em dívidas. Depois de ganhar o concurso, já tinha dois álbuns na lista dos cinco mais vendidos na loja virtual iTunes do Canadá.
Segundo Nathan Brackett, subchefe de redação da Rolling Stone, os editores já estão pensando no concurso do ano que vem. Apenas uma pequena parcela dos compradores da edição impressa de 1,5 milhão – que, coincidentemente, foi o número que elegeu a banda vencedora – visita o site. Assim, o concurso foi uma oportunidade de chamar a atenção dos jovens para a revista – a maior parte dos visitantes chegou ao site pelo Google ou por redes sociais como o Facebook. “Isso atrai os jovens consumidores”, diz Matt Mastrangelo, editor da Rolling Stone – que teve um aumento de 17% nas vendas em banca durante a primeira metade do ano. “A música e o entretenimento são usados como moeda social entre os jovens, então é uma maneiras das empresas engajá-los de modo autêntico”.
Suando a camisa – ou melhor, a capa
O desejo da Rolling Stone de abrir mão do seu bem mais valioso – a capa – exemplifica os esforços que as revistas têm feito para atrair jovens tanto para suas edições impressas como para suas plataformas online. E ele não é o único: a capa de outubro da revista Seventeen vai para… a “Girl Next Door” (A garota da casa ao lado, tradução livre). Segundo a editora-chefe Ann Shoket, mais de 35 mil leitoras visitaram o site da revista para participar do concurso e 167 mil votos escolheram cinco meninas finalistas na disputa para ter sua fotografia publicada na capa. São elas Zoe, de 19 anos, que cria e vende roupas e já encontrou o presidente Barack Obama; Ann, fotógrafa; Shannon, de 21 anos, que quer ser a primeira mulher a vencer a Indy 500; Lauren, cineasta em início de carreira; e Nina, que viaja pelo país dando palestras sobre ciberbullying. A vencedora será divulgada no final do mês, durante um especial na MTV. Mesmo com o site da revista tendo 2,16 milhões de visitantes únicos, quase 250 mil seguidores no Twitter e 940 mil fãs no Facebook, as vendas nas bancas caíram 13% durante a primeira metade do ano.
Para Melanie Shreffler, editora-chefe do portal de análise de mercado para jovens Youth Pulse, a nova geração quer ser cortejada o máximo possível. Ao contrário dos leitores mais velhos, os jovens não se importam em pagar por conteúdo online – embora poucas revistas cobrem pelo acesso. O hábito de leitura de jovens mulheres e adolescentes também mudou. “Elas não gastam horas com uma revista. Elas querem informação que precisam para se entreter, então aplicativos são uma maneira inteligente de fazer isto”, afirma Melanie. De olho nestas mudanças, a revista Glamour já lançou um aplicativo, e a Teen Vogue terá o seu em breve. “Agora, não se trata apenas da edição impressa. A norma é a mudança constante”, resume Cindi Leive, editora-chefe da Glamour. Com informações da Women’s Wear Daily [17/8/11].