Os rivais Washington Post e New York Times mantêm um acordo secreto desde o início da década de 90, revela Joe Strupp [Editor & Publisher, 14/9/05]. Os dois jornalões compartilham a primeira página do dia seguinte todas as noites. Entre 22:30 e 23 horas, Times e Post enviam uma imagem de sua primeira página, por e-mail, para o concorrente.
O acordo começou há mais de 10 anos entre o editor-executivo do Post, Leonard Downie Jr., e o então editor-executivo do Times Joseph Lelyveld, e continua até hoje. ‘Parecia algo lógico, já que, por muito anos, nós sempre tentávamos conseguir uma cópia do jornal do outro logo que era publicado. Fazia mais sentido que nós dois facilitássemos a vida de todos’, contou Downie à E&P, ressaltando que não lembra quem sugeriu a troca.
Antes dela, mensageiros dos dois jornais esperavam na porta da gráfica do rival, todos os dias, para ter acesso às primeiras edições publicadas. ‘Nós sempre tínhamos um taxista ou serviço de mensageiro esperando no prédio do Post para pegar o primeiro jornal que fosse impresso’, lembra Philip Taubman, diretor da sucursal de Washington do Times e funcionário da empresa há 26 anos. Editores do Post contam que faziam o mesmo na sucursal de Nova York.