O jornal americano Rocky Mountain News, de Denver, anunciou esta semana que nesta sexta-feira (27/2) publica sua última edição. Após meses de especulações sobre o futuro do diário, Rich Boehne, executivo-chefe da editora Scripps, que publica o Rocky, comunicou a decisão nesta quinta-feira (26/2) em uma reunião com a equipe editorial.
Boehne ressaltou que o jornal – que perdeu mais de US$ 11 milhões em 2008 – foi vítima da ‘terrível’ situação econômica e das mudanças drásticas por que passa a indústria jornalística. ‘Denver não consegue mais suportar dois jornais’, afirmou aos funcionários. ‘Isso certamente não é uma boa notícia para vocês, e certamente não é uma boa notícia para Denver’. Na semana que vem, o Denver Post será o único jornal na cidade.
Campanha
No início de dezembro, Boehne havia anunciado que a Scripps estaria procurando um comprador para o Rocky, e que teria que encontrá-lo até o meio de janeiro. Na ocasião, um grupo de funcionários do jornal tentou fazer algo para ajudar: cerca de 30 pessoas decidiram criar um sítio de internet onde os leitores pudessem expressar seu apoio ao Rocky e onde a equipe pudesse divulgar sua campanha pela sobrevivência do diário. A tentativa, louvável, não surtiu efeito. Os funcionários foram informados de que devem ir à redação na sexta-feira para recolher seus pertences.
O Rocky foi fundado em 1859 por William Byers, uma das figuras mais influentes da História do Colorado. A Scripps comprou o jornal em 1926 e imediatamente começou uma disputa com o Denver Post. Em 2001, entretanto, os dois jornais deram início a uma parceria para economizar custos de produção, mas ainda mantinham redações separadas. Informações do Rocky Mountain News [26/2/09].