Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Romenos seqüestrados
em Bagdá

Três jornalistas romenos foram seqüestrados, na semana passada, em Bagdá. Ovidiu Ohanesian, que trabalha para o jornal Romania Libera, Marie Jeanne Ion, da emissora Prima TV, e seu cinegrafista, Sorin Miscoci, desapareceram na segunda-feira, 28/3.

Na ocasião, o presidente romeno, Traian Basescu, estava no meio de uma visita ao Afeganistão e ao Iraque, onde o país tem cerca de 800 soldados trabalhando junto à coalizão americana. Simona Marinescu, assessora da embaixada da Romênia em Bagdá, disse esperar que o seqüestro tenha razões financeiras, e não políticas. Uma equipe foi montada para cuidar da situação.

A repórter Marie Jeanne conseguiu se comunicar com duas pessoas logo após ser capturada. Ela enviou uma mensagem para sua mãe pelo telefone celular onde dizia: ‘Fomos seqüestrados. Isso não é uma brincadeira’. O editor da Prima TV Dan Dumitru recebeu uma rápida ligação da jornalista. ‘Eu ouvi palavras sendo gritadas em árabe, inglês e romeno. A escutei implorando para que os atacantes não os seqüestrassem porque eles eram de um país pobre que não teria condições de pagar o resgate’, contou ele. Informações de Radu Marinas [Reuters, 29/3/05].



França anuncia contato com captores de Florence

O primeiro-ministro francês, Jean Pierre Raffarin, anunciou na terça-feira (29/3) que o governo mantém contato com os seqüestradores da jornalista francesa Florence Aubenas, capturada em Bagdá no início de janeiro deste ano, junto a seu intérprete, o iraquiano Hussein Hanun al-Saadi. Raffarin disse no parlamento francês que o governo tem contatos que parecem seguros, o que, segundo ele, dá esperança de que Florence, que trabalha para o jornal Liberation, esteja viva. Informações Xinhua [29/3/05].