A saída da apresentadora Katie Couric da NBC não representará uma grande mudança apenas para ela. A rede americana, que tem Katie à frente do matutino Today há 15 anos, também terá que se adaptar à nova realidade. O Today, que mistura entretenimento e notícias, é um dos programas mais lucrativos da emissora. Segundo nota de Brooks Barnes [The Wall Street Journal, 6/4/06], a perda da apresentadora poderá significar, pelo menos nos primeiros meses, perda de audiência e, conseqüentemente, perda de anunciantes.
A NBC deve se preocupar também com seu noticiário noturno, que terá Katie como concorrente a partir de setembro. O NBC Nightly News, apresentado por Brian Williams, segura o título de número um em audiência entre as três grandes redes do país, mas tem enfrentado queda de público nos últimos meses. Já o CBS Evening News, que passará a ser ancorado por Katie, amarga o terceiro lugar em audiência, mas vem ganhando telespectadores desde a saída do veterano Dan Rather, no ano passado. Espera-se que a entrada da nova apresentadora faça crescer ainda mais o público.
Investimento milionário
Pelo menos é nisso que acredita a CBS, que investirá pesado em Katie, hoje com 49 anos, sem garantia de que a manobra seja acertada. A rede pagará a ela US$ 75 milhões por cinco anos para ancorar o noticiário de 22 minutos e fazer contribuições ao jornalístico 60 Minutes, com direito ainda a bônus ligados aos ganhos de audiência.
Katie tem bastante experiência com reportagem. Ela começou sua carreira na NBC cobrindo o Pentágono, e é famosa por sua habilidade em conduzir entrevistas. A apresentadora deixa a NBC no fim de maio e, segundo executivos da CBS, passará os meses de julho e agosto trabalhando na reestruturação do Evening News, para adequá-lo a seus talentos sem que isso afaste o público já existente.