Wednesday, 25 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Sem acordo com TVs, campeonato de futebol é adiado

A Federação de Futebol da Argentina (AFA) suspendeu por tempo indeterminado o início do seu campeonato, depois de não ter conseguido convencer emissoras a pagarem um valor maior pela exibição dos jogos na TV, noticiam Eliana Raszewski [Bloomberg, 5/8/09] e Rex Gowar [Reuters, 5/8/09].


O comitê da federação foi unânime na votação para adiar todas as partidas. ‘Achamos que a quantia oferecida não está em sintonia com o valor do futebol. Temos que esperar. Estamos defendendo os recursos de nossos times’, explicou o presidente da AFA, Julio Grondona. Operadoras de TV a cabo rejeitaram as requisições da federação para que paguem US$ 3,1 por cada um dos cinco milhões de assinantes de canais de TV paga no país, informou o jornal Critica de la Argentina. Diante da decisão, manifestantes atacaram o prédio da AFA, pedindo a renúncia de Grondona.


A medida da federação ocorre em um momento de dificuldades financeiras entre os times argentinos. Esta semana, Grondona encontrou-se com Ricardo Echegaray, presidente da agência de impostos do país, para discutir como os clubes podem quitar os débitos com o governo, que, segundo o Critica, já atingiram US$ 78 milhões. A agência tem planos para que os clubes possam pagar as dívidas em 120 prestações, a uma taxa mensal de 0,75%. Dentre os grandes times com dívidas, estão o River Plate, o Racing Club e o Independiente.