Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Semanais mudam formato para manter público

Após quase oito anos como editor da revista Newsweek, da Washington Post Company, Mark Whitaker deixará o cargo para assumir um papel estratégico no setor online do grupo. Especula-se que o subeditor Jon Meacham seja indicado como novo editor da revista. A troca de postos, que já vem sendo comentada nos bastidores da publicação há meses, deve ser anunciada oficialmente esta semana. Whitaker tem abandonado aos poucos as responsabilidades diárias e concentrado sua atenção em questões da internet.

As mudanças ocorrem em meio à crescente pressão nas duas maiores revistas semanais dos EUA, ambas vulneráveis às notícias online e de canais a cabo: a Newsweek e a Time, da Time Warner Inc.

Mudança de conteúdo

Há algum tempo, os dois títulos passaram a apostar mais em notícias do cotidiano, como saúde e dicas pessoais, deixando de lado as chamadas hard news. Richard Stengel, editor da Time, reconhece que o interesse dos leitores pelas revistas semanais impressas mudou. Hoje, eles procuram mais por análises do que por notícias de última hora.

A Time, com tiragem de quatro milhões de exemplares, e a Newsweek, com três milhões, são ambas rentáveis, embora os números exatos de lucro não sejam revelados pelas companhias. O valor das páginas de anúncios da Newsweek subiu 2% no período de janeiro a julho deste ano, comparado com o ano anterior. Isto depois de cair 14% no mesmo período do ano passado comparado a 2004, de acordo com dados do Publishers Information Bureau. ‘Ambas as revistas têm um desafio em comum’, analisa Walter Isaacson, ex-editor da Time. ‘Não é uma questão de um vencer o outro, mas de ser esperto o suficiente para se reinventar para o século 21’.

Mudança no dia de circulação

Richard Stengel anunciou recentemente que a Time mudaria o dia de publicação semanal de segunda para sexta-feira. A Newsweek pensou em mudar seu dia de circulação, mas está adotando uma postura de ‘esperar para ver’ os resultados da rival, afirmam pessoas próximas à publicação. Um novo dia de circulação constituiria uma estratégia cara e envolveria grandes mudanças em horários de impressão, logística de transporte e relações com as bancas.

Para a Time, a mudança de dia foi tarefa mais fácil, pois a Time Inc., maior empresa de revistas dos EUA, já distribui alguns de seus outros títulos, como a People e a Entertainment Weekly, na sexta-feira. Alguns funcionários da Newsweek afirmaram que ter dias diferentes de circulação será bom para as duas publicações, pois ampliará o índice total de leitores. Informações de Sarah Ellison [The Wall Street Journal, 31/8/06].