Em um sinal do aumento do alcance e da importância da TV online, os seriados House of Cards e Breaking Bad, disponíveis no Reino Unido apenas pelo serviço de vídeo sob demanda Netflix, foram indicados ao prestigiado prêmio Bafta, que escolhe os melhores da televisão.
As produções americanas foram indicadas ao prêmio de melhor programa internacional. Uma recente mudança nas regras da premiação permitiu, pela primeira vez, que programas que não são exibidos em canais de TV tradicionais do Reino Unido possam competir nesta categoria.
Ainda que a audiência da TV tradicional continue forte, a decisão de incluir séries como House of Cards, produzida especialmente para a internet, sinaliza um reconhecimento do potencial dos serviços de vídeo sob demanda. O drama Breaking Bad, que nos EUA era exibido pelo canal por assinatura AMC e teve sua última temporada no ano passado, recebeu ainda uma indicação ao prêmio Radio Times, em que o vencedor é votado pelo público.
As duas séries americanas concorrem com o drama político dinamarquês Borgen e o thriller sobrenatural francês The Returned. Os prêmios Bafta da TV serão entregues em 18/5, em uma cerimônia em Londres.